segunda-feira, 20 de abril de 2020

Novo hábito

Estamos em meio a uma quarentena sem data determinada para acabar, algo que merece um post só para isso, então não vou entrar em detalhes.

Mas em uma certa segunda-feira, eu decidi que precisava de um local para escrever sobre mim, ou coisas que mexesse com o meu dia, com o meu interior, ou sei lá..

Para tanto, não queria comprar um caderno novo, mas queria que fosse especial. Então.. lembrei que há anos atrás encomendei um caderno personalizado e que não tinha escrito muito nele.
Pois bem, nessa segunda-feira, enfim me levantei para ir buscar o caderno na parte de cima do meu guarda-roupa.. Lá estava ele no meio de muitos outros livros e cadernos que guardo por algum motivo.

Ao pegar o caderno, dei de cara com um horário de quando eu dava aula e estava na faculdade e uma lista de nomes, aniversário e telefone, resultado de um engajamento que teve na igreja com os jovens.

Revirando as páginas, encontro inclusive uma preparação de uma pregação minha que acredito ter utilizado em algum dos cultos do jovens. Me senti orgulhosa.

E quando enfim acabou sessão jovens da igreja, foi como um tapa na cara, uma lista de coisas com o seguinte nome: CASA FUTURA - MOBÍLIA, REFORMA.

Primeira pergunta: "De quando é esse caderno?" É quando eu retorno algumas páginas e vejo que é de 2014... Meu Deus, de 2014, eu com 20 anos e cheia de sonhos fofos e confiante de que iam se realizar.

Virei mais algumas páginas e PAH, doeu ler: "Casamento para 2018" e uma pequena lista de coisas a decidir. Próxima página: "Lista de Casamento" e uma numeração de 1 a 91 com nomes ao lado.

Fiquei chocada. Respirei. Pensamentos ruins vieram bater a porta e por um instante eu abri.

Caraca, eu tinha tanta certeza dos meus sonhos e de quão firme eles seguiam para se concretizar. Então, fechei a porta. E voltei a ser realista. Esse casamento que eu tanto planejei e vivi, só existiu para mim. Bom, pra casar, precisa no mínimo de duas pessoas né, e eu estava sozinha nessa. Não é culpa minha ter ido tão longe. E hoje eu sei que "tudo vem para o bem daqueles que amam a Cristo". Graças a Deus.

Daí, voltei ao caderno. Comecei a ler nome por nome, com uma caneta na mão, comecei a ir riscando vários e vários nomes.. precisamente, 45.

- 6 anos e 45 pessoas a menos, algumas com ponto de interrogação ao lado e outras permanecem na certeza que estarão nesse grande dia.

Ao ficar analisando as com ponto de interrogação.. eu queria que elas permanecessem lá, mas será existe reciprocidade? Será que elas ainda consideram importante participar de um momento desse na minha vida? É.. a insegurança me preencheu por completo.

A partir disso, mudei o foco, comecei a complementar a lista com nome de pessoas atuais que com certeza quero que estejam comigo nessa e em todos os meus momentos importantes. Me senti feliz.

Por mais que 45 pessoas tenham saído da minha vida, e outras na incerteza da reciprocidade, pude agradecer por aquelas que provaram que permanecerão para sempre e pelas que entraram se tornando indispensáveis.

Hoje não sonho mais como quando eu tinha apenas 20 anos, e muito menos fico planejando com detalhes um casamento que nunca se sabe se vai ou quando vai acontecer, ou mesmo investindo tempo em algo que não depende só de mim.

Mas, hoje, sei identificar o que realmente importa em um relacionamento, sei que amar uma pessoa não te impede de amar outras 100, que você doar tempo a 100 pessoas vale mais do que você se dedicar exclusivamente a apenas uma, que alguns sonhos não precisam ser planejados e principalmente, que não tenho controle sobre o amanhã, o passado passou, tudo o que me resta é fazer o hoje.

Virei a página, vi uma página novinha e sem qualquer anotação ou resquícios da velha Lúcia, coloquei no topo:
"Write about you/Write three positive things about today" e daí eu sigo preenchendo todos os dias com um pouquinho daquilo que é o meu presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário